O curso busca fundamentar o profissional na gestão de processos, numa abordagem holística do negócio da empresa e de forma a obter o necessário alinhamento às suas estratégias.
CURSO
CARGA HORÁRIA
OBJETIVO
O curso busca fundamentar o profissional na gestão de processos, numa abordagem holística do negócio da empresa e de forma a obter o necessário alinhamento às suas estratégias.
O participante ampliará seus conhecimentos em vários aspectos da gestão, tais como:
– Desdobramentos das estratégias em ações voltadas a processos;
– Condução de projetos de implantação ou de melhoria dos processos;
– Papel da tecnologia da informação na integração e na gestão dos processos nos três níveis de desempenho empresarial (corporativo tático e operacional);
– Identificação de pontos de controle e dos indicadores de desempenho que fazem a diferença;
– Entendimento das interações, relacionamentos e impactos dos processos sobre toda a cadeia de valor;
– Seleção e aplicação de algumas das técnicas de mapeamento de processos.
PÚBLICO-ALVO
Engenheiros, Economistas, Contadores, Administradores, Analistas de Sistemas, gestores e analistas de processos, bem como outros profissionais relacionados ou interessados a temas, tais como: alinhamento estratégico, planejamento, mapeamento, medição e o controle de processos de negócios, gestão da qualidade e desenvolvimento de equipes.
METODOLOGIA
O curso apresenta um conteúdo teórico bem fundamentado e um conjunto de técnicas e ferramentas aplicado tanto na engenharia como na gestão dos processos de negócios. As exposições são permeadas de exercícios práticos e estudos de casos, de forma que o participante tangibilize os conceitos e identifique aplicações práticas em seu dia-a-dia, que possam resultar em benefícios para a organização onde trabalha.
O curso foi estruturado de forma que o participante tenha uma visão clara do papel da engenharia e da gestão dos processos de negócios dentro do contexto das organizações. Com isso, o programa parte de uma visão macro das estratégias empresariais, da cadeia de valor e das estruturas organizacionais e, depois, apresenta as técnicas e ferramentas mais específicas de processos, relacionadas à sua gestão, controle e implantação.
As aulas serão ministradas por por profissionais com sólida experiência, de forma a abranger, adequadamente, os aspectos teóricos e práticos do curso.
OBSERVAÇÕES
CORPO DOCENTE
CERTIFICADO
PROGRAMA
Aula Inaugural
Ementa:
– Introdução do Curso
– Processos, projetos e programas;
– A evolução da Importância dos processos;
Gestão Estratégica
Ementa:
– Conceito;
– Processos da Gestão Estratégica;
o Planejamento Estratégico:
§ Dificuldades de implementação;
§ Modelo de Negócio;
o Organização Estratégica:
§ Modelo de Gestão;
§ Modelo Operacional.
Modelo de Gestão Orientado a Processos
Ementa
– Benefícios da Organização Orientada a Processos;
– Principais Conceitos de BPM;
– O Ciclo de Vida BPM;
– Tipos de Iniciativas BPM;
– Escritórios de Processos;
– Como Migrar para Gestão Orientada a Processos.
Planejamento Estratégico com foco em processos
Ementa:
– Definição ou revisão dos elementos iniciais do planejamento;
– Análise da situação estratégica;
– Definição de objetivos estratégicos;
– Desdobramento das estratégias;
– Indicadores estratégicos.
Modelo Operacional – O Fator Humano nas organizações
Ementa:
– Estrutura Organizacional;
– Competências organizacionais para atender ao modelo de gestão;
– Cultura Organizacional como fator avalancador da mudança.
Design Thinking
Ementa:
– Desafios e Cenários;
– O que é Design Thinking
– O método
– Imersão
– Análise e Síntese
– Ideação
– Prototipação
– Ferramentas e Mapas
– Exercícios práticos e casos de sucesso
Planejamento, Análise e Desenho de Processos
Ementa:
– Planejamento;
– Representação de Processos;
§ Técnicas de Levantamento;
§ Técnicas e Ferramentas de Mapeamento;
– Análise de Processos;
– Desenho e Implantação de Processos;
– Monitoramento e Controle.
Ferramentas da Qualidade
Ementa:
– Objetivo;
– Definição;
– Tipos de Ferramentas:
§ Brainstorming;
§ Folha de Verificação;
§ Estratificação;
§ Matriz G U T;
§ Matriz de Priorização;
§ Diagrama de Causa e
Efeito;
§ Histograma;
§ Diagrama de Árvore;
§ Técnica de Grupo Nominal;
§ Ciclo PDCA.
Gestão de Risco
Ementa:
– Negócios
§ Informação
§ Dependência dos negócios
§ Fatores motivacionais
§ Tendências
§ Fatos
§ Desafios
§ Indústria 4.0
§ Transformação Digital
– Problemas
§ Conceitos básicos de
segurança da informação;
§ Composição do risco;
§ Vulnerabilidades e
impactos; Ameaças; Agentes; Potencialização do risco
– Soluções
§ Análise de riscos;
§ Política desegurança;
§ Classificação dainformação;
§ Segurança física;
§ Autenticação eautorização;
§ Proteção de rede;
§ Criptografia VPN PKI;
§ Blockchain;
§ Programa deconscientização;
§ Teste de invasão;
§ Plano de continuidade;
§ Resposta a incidentes;
§ Análise forense;
§ Gestão Governança; Risco e Conformidade.
Modelagem
Ementa:
– Modelagem de Processos de Negócios – Introdução;
– Como desenvolver um Projeto;
§ Modelos do Negócio;
§ Ferramentas de Modelagem;
§ Métodos;
· Emoldurar Processos;
· Compreender o Processo “como está”;
· Projetar o Processo Desejado;
· Desenvolver Casos de Uso;
· Projetar Aplicações e Interfaces com o Usuário;
– BPMS, Webservice e SOA;
– BPMN
– Estudo de Caso
Projeto Final de Curso
– Desenvolvimento de um projeto em BPI, enfatizando a dinâmica da condução desse tipo de projeto.