Muitos empreendedores que hoje possuem grandes estruturas e centenas de colaboradores e clientes começaram em casa. Como pensar e viabilizar um negócio a partir de sua casa.
Algumas etapas podem ajudar a quem quer iniciar um negócio em casa e nem sabe por onde começar. Eu mesmo comecei minha empresa tendo como escritório minha própria casa e alguns detalhes foram importantes para ter sucesso. São dicas desde como escolher o negócio a quais comportamentos são necessários.
O que eu gosto de fazer?
Existem muitos negócios que podem iniciar dentro de sua própria casa, mas qual negócio escolher? Primeiro passo é conseguir um negócio que te dê prazer e que te traga uma sensação de satisfação pessoal. Provavelmente você irá iniciar usando parte do seu tempo livre, logo se você fizer algo que gosta, sentirá uma sensação de não estar trabalhando e evitará que você se sinta em uma dupla jornada de trabalho.
Tenho por exemplo, um tio que é advogado e sempre curtiu muito fazer bolos, então ele em suas horas vagas iniciou um negócio de fazer bolos para eventos. Hoje ele possui uma vasta clientela e seus bolos são super procurados.
Separe um espaço da casa e conscientize a família.
Se você vai trabalhar em casa, precisa separar um espaço para isso, caso você não tenha um espaço vago e for usar um espaço comum, precisará conscientizar as pessoas da casa, que em que horários aquele espaço está reservado para seu trabalho. Um dos maiores desafios que enfrentamos ao trabalhar em casa é que a família entenda que você está trabalhando e não fique toda hora solicitando sua atenção.
Vai levar um tempo tanto para as pessoas levarem a sério, quanto para terem consciência que você está trabalhando.
Defina os horários e dias que você irá trabalhar no desenvolvimento do negócio
Sem disciplina você não conseguirá manter o pique e principalmente suportar as dificuldades. Ter um horário determinado ajuda muito. Em uma empresa você tem expediente para delimitar quando começar e quando parar. Faça o mesmo em seu negócio.
Vejo muita gente reclamar que não tem tempo pra nada, mas passam horas olhando vídeos inúteis, posts inúteis e assuntos corriqueiros nas redes sociais. Quanto do seu tempo está dedicado a como ganhar dinheiro com seu negócio? Porque se você está vendo fotos e vídeos de fofoca, crimes, assaltos e outras coisas inúteis, esta envenenando sua mente com coisas negativas e ainda está perdendo dinheiro. Salvo você seja repórter de programa de fofoca ou policial.
Investimento e treinamento.
Faça um planejamento de investimento e treinamento na área de seu negócio. Por exemplo se seu negócio é confeccionar toalhas de mesa, quais são os materiais, maquinários e tudo necessário para iniciar seu negócio? Crie um plano de compras mensal até adquirir todo o necessário para iniciar. Quanto antes começarmos a guardar para comprar, antes terminamos de comprar, não importa quanto tempo levará.
Defina também como você vai estudar sobre o seu negócio para aperfeiçoar e treinar de modo a oferecer sempre o melhor para seu cliente. Todo tempo que puder pesquise sobre o seu negócio nas redes sociais, livros e amigos. Visite outras empresas que fazem o mesmo para aprender como fazer e como não fazer.
Endereço
Se seu negócio tem público de pessoas físicas pode ser vantajoso você informar que o produto ou serviço é feito em sua casa, você pode usar o argumento de ser artesanal. Se seu público são empresas, talvez seja mais interessante não revelar isso aos quatro ventos, pois, ainda existe resistência. As empresas acham que produtos feitos em casa ou serviços são inferiores. Então mostre a aparência de seu negócio como achar melhor.
Só para ilustrar quando iniciei meu negócio ele tinha um endereço comercial onde foi legalizado, mas meu escritório de serviços ficava em casa. Devido aos meus clientes serem empresas, nunca revelei, a não ser se perguntado diretamente, que meu escritório era em casa. Trabalhei em casa até poder ter recursos suficientes para alugar um escritório.
Existem alternativas para usar um endereço comercial, que vão desde um escritório virtual até usar o endereço do escritório de contabilidade (muitos contadores oferecem isso, por um valor adicional).
Pense como vai levar ao conhecimento dos clientes.
Torne-se um promotor desavergonhado
Projeto de uma imagem positiva do negócio.
Conheça seus clientes.
Telefone e atendimento
Torne-se conhecido como um especialista.
Criar uma vantagem competitiva.
Invista em você mesmo.
Seja acessível.
Dominar a arte de negociações.
Obter e manter-se organizado.
Tirar uma folga.
Follow-up constantemente.
Ricardo Veríssimo – Palestrante e Escritor
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Grande abraço e até o próximo artigo.