Refletir sobre a importância do processo criativo para o desenvolvimento de atividades empreendedoras.
CURSO
CARGA HORÁRIA
OBJETIVO
INTRODUÇÃO
Você é empreendedor por natureza ou por circunstância. Empreende através de um cnpj ou porque é um funcionário que exerce liderança nata na empresa em que trabalha. Empreende porque não se encaixa no mercado de trabalho conforme ele se apresenta a você. Todos nós temos a força da liderança ou do empreendedorismo dentro de nós. Por escolha própria ou de alguma eventualidade essa força se mostra para você.
Não importa se desde criança você se destaca por transformar qualquer coisa em um bom negócio e é o líder dos grupinhos na escola, ou se de repente ficou desempregado ou mesmo se você se tornou mãe e precisa readequar sua rotina à nova realidade.
Não tem jeito. Você empreende e se depara com inúmeros desafios porque a definição de empreender é decidir realizar tarefa difícil e trabalhosa; é tentar; é pôr em execução; é realizar. E cada um de nós sabe o quanto isso pode ser delicioso e desafiador. Mas também desgastante e assustador. Se você já está na trilha dos empreendedores, a rotina de burocracias, pepinos indigestos e abacaxis muito ácidos podem tirar seu sono. E se você está começando a empreender agora, a insegurança, o medo do desconhecido e o perfeccionismo podem te deixar travado. Isso sem mencionar aquela ideia que martela a cabeça de todo empreendedor de que tempo ocioso deve ser gasto produzindo. Tudo isso junto pode acabar consumindo nossas energias. E nos paralisamos diante de jornadas exaustivas tanto para o corpo quanto para o espírito. É neste momento que deixamos de lado exatamente aquilo que nos tornou empreendedores: a paixão pelo desafio e pelas ideias criativas. Ah, os sabotadores de plantão são muitos, mas somos nós que damos a eles o poder de bloquear a nossa criatividade… Gerir um negócio ou uma carreira, seja de que natureza for, exige que sejamos criativos. Ainda mais se levarmos em consideração que estamos na era que vai privilegiar o conceito, as boas ideias, a inovação. E para inovar, criar conceitos e se diferenciar nestes novos tempos é preciso pensar e agir com criatividade.
Todos nós possuímos este potencial criativo dentro de nós. E quando se fala de criatividade não se está falando de saber desenhar, pintar, nada disso! Criatividade é aquilo que todo empreendedor ou gestor possui para encontrar e oferecer alternativas ao seu cliente e fazer seu negócio e sua carreira crescerem.
Então, se você está começando agora e não sabe muito bem como organizar as ideias, ou se você sente que está andando em círculos sofrendo de esgotamento de ideias, com vontade de jogar tudo para o alto, é porque também chegou a hora de mudar, de localizar e mexer naquilo que não está funcionando.
É neste ponto que este curso vai te ajudar: através de uma série de exercícios de criatividade e de discussões sobre o tema, vamos experimentar criar processos que nos permitam equacionar melhor a razão e a intuição, os valores e as estratégias do seu plano de negócios. Este curso vai te ajudar a se movimentar rumo a se conhecer melhor, para poder oferecer ao mundo o que você tem de melhor. É saindo do lugar que as ideias vão chegar.
Para isso, é preciso olhar para dentro e pensar: O que faz você ser quem você é? O que você tem que é capaz de gerar valor para seu negócio, para você e para o mundo? Competências, habilidades, talentos, desafios, histórias acumuladas… Todos nós temos um arsenal de talentos e habilidades que nos tornam únicos.
PÚBLICO-ALVO
METODOLOGIA
ADMISSÃO
OBSERVAÇÕES
CORPO DOCENTE
CERTIFICADO
PROGRAMA
O curso acontece entre discussões de base teórica, leituras compartilhadas de alguns textos e livros clássicos de literatura infantil, análise de imagens, exercícios de criatividade envolvendo materiais diversos. A ideia é romper barreiras e liberar a criatividade para a criação de um imaginário com menos estereótipos e crenças limitantes.
Módulo 1 – Empreendedor = apreendedor: “Conhece-te a ti mesmo”
Através de atividades práticas e algumas leituras vamos:
Módulo 2 – Criando uma rotina criativa
Através de atividades práticas e algumas leituras vamos: