Gestão de Processos de Negócios

O curso busca fundamentar o profissional na gestão de processos, numa abordagem holística do negócio da empresa e de forma a obter o necessário alinhamento às suas estratégias.

Descrição

CURSO

  • Extensão

CARGA HORÁRIA

  • 96 horas

OBJETIVO

O curso busca fundamentar o profissional na gestão de processos, numa abordagem holística do negócio da empresa e de forma a obter o necessário alinhamento às suas estratégias.

O participante ampliará seus conhecimentos em vários aspectos da gestão, tais como:

– Desdobramentos das estratégias em ações voltadas a processos;

– Condução de projetos de implantação ou de melhoria dos processos;

– Papel da tecnologia da informação na integração e na gestão dos processos nos três níveis de desempenho empresarial (corporativo tático e operacional);

– Identificação de pontos de controle e dos indicadores de desempenho que fazem a diferença;

– Entendimento das interações, relacionamentos e impactos dos processos sobre toda a cadeia de valor;

– Seleção e aplicação de algumas das técnicas de mapeamento de processos.

PÚBLICO-ALVO

Engenheiros, Economistas, Contadores,  Administradores, Analistas de Sistemas, gestores e analistas de processos, bem como outros profissionais relacionados ou interessados a temas, tais como: alinhamento estratégico, planejamento, mapeamento, medição e o controle de processos de negócios, gestão da qualidade e desenvolvimento de equipes.

METODOLOGIA

O curso apresenta um conteúdo teórico bem fundamentado e um conjunto de técnicas e ferramentas aplicado tanto na engenharia como na gestão dos processos de negócios. As exposições são permeadas de exercícios práticos e estudos de casos, de forma que o participante tangibilize os conceitos e identifique aplicações práticas em seu dia-a-dia, que possam resultar em benefícios para a organização onde trabalha.

O curso foi estruturado de forma que o participante tenha uma visão clara do papel da engenharia e da gestão dos processos de negócios dentro do contexto das organizações. Com isso, o programa parte de uma visão macro das estratégias empresariais, da cadeia de valor e das estruturas organizacionais e, depois, apresenta as técnicas e ferramentas mais específicas de processos, relacionadas à sua gestão, controle e implantação.

As aulas serão ministradas por por profissionais com sólida experiência, de forma a abranger, adequadamente, os aspectos teóricos e práticos do curso.

OBSERVAÇÕES

  • Vagas limitadas.
  • A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.

CORPO DOCENTE

  • Coordenador:
  • Professor:

CERTIFICADO

  • O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.

PROGRAMA

Aula Inaugural

Ementa:

–       Introdução do Curso

–       Processos, projetos e programas;

–       A evolução da Importância dos processos;

Gestão Estratégica

Ementa:

–       Conceito;

–       Processos da Gestão Estratégica;

o   Planejamento Estratégico:

§  Dificuldades de implementação;

§  Modelo de Negócio;

o   Organização Estratégica:

§  Modelo de Gestão;

§  Modelo Operacional.

Modelo de Gestão Orientado a Processos

Ementa

–        Benefícios da Organização Orientada a Processos;

–       Principais Conceitos de BPM;

–       O Ciclo de Vida BPM;

–       Tipos de Iniciativas BPM;

–       Escritórios de Processos;

–       Como Migrar para Gestão Orientada a Processos.

Planejamento Estratégico com foco em processos

Ementa:

–       Definição ou revisão dos elementos iniciais do planejamento;

–       Análise da situação estratégica;

–       Definição de objetivos estratégicos;

–       Desdobramento das estratégias;

–       Indicadores estratégicos.

Modelo Operacional – O Fator Humano nas organizações

Ementa:

–       Estrutura Organizacional;

–       Competências organizacionais para atender ao modelo de gestão;

–       Cultura Organizacional como fator avalancador da mudança.

Design Thinking

Ementa:

–       Desafios e Cenários;

–       O que é Design Thinking

–       O método

–       Imersão

–       Análise e Síntese

–       Ideação

–       Prototipação

–       Ferramentas e Mapas

–       Exercícios práticos e casos de sucesso

Planejamento, Análise e Desenho de Processos

Ementa:

–       Planejamento;

–       Representação de Processos;

§  Técnicas de Levantamento;

§  Técnicas e Ferramentas de Mapeamento;

–       Análise de Processos;

–       Desenho e Implantação de Processos;

–       Monitoramento e Controle.

 Ferramentas da Qualidade

Ementa:

–       Objetivo;

–       Definição;

–       Tipos de Ferramentas:

§  Brainstorming;

§  Folha de Verificação;

§  Estratificação;

§  Matriz G U T;

§  Matriz de Priorização;

§  Diagrama de Causa e
Efeito;

§  Histograma;

§  Diagrama de Árvore;

§  Técnica de Grupo Nominal;

§  Ciclo PDCA.

Gestão de Risco

Ementa:

–       Negócios

§  Informação

§  Dependência dos negócios

§  Fatores motivacionais

§  Tendências

§  Fatos

§  Desafios

§  Indústria 4.0

§  Transformação Digital

–       Problemas

§  Conceitos básicos de
segurança da informação;

§  Composição do risco;

§  Vulnerabilidades e
impactos; Ameaças; Agentes; Potencialização do risco

–       Soluções

§  Análise de riscos;

§  Política desegurança;

§  Classificação dainformação;

§  Segurança física;

§  Autenticação eautorização;

§  Proteção de rede;

§  Criptografia VPN PKI;

§  Blockchain;

§  Programa deconscientização;

§  Teste de invasão;

§  Plano de continuidade;

§  Resposta a incidentes;

§  Análise forense;

§  Gestão Governança; Risco e Conformidade.

Modelagem

Ementa:

–       Modelagem de Processos de Negócios – Introdução;

–       Como desenvolver um Projeto;

§  Modelos do Negócio;

§  Ferramentas de Modelagem;

§  Métodos;

·        Emoldurar Processos;

·        Compreender o Processo “como está”;

·        Projetar o Processo Desejado;

·        Desenvolver Casos de Uso;

·        Projetar Aplicações e Interfaces com o Usuário;

–       BPMS, Webservice e SOA;

–       BPMN

–       Estudo de Caso

Projeto Final de Curso

–       Desenvolvimento de um projeto em BPI, enfatizando a dinâmica da condução desse tipo de projeto.